To neurótica!

Todas as pessoas, em especial as mulheres, tem o direito de ficarem neuróticas com alguma coisa. Seja com o nariz, com a cidade onde mora, com a organização da prateleira, com os filhos… qualquer coisa que seja.

Eu estou neurótica com o mundo não sustentável que vivemos. Com a falta de planejamento da humanidade. Com a indiferença sobre as coisas que resultam dos nossos hábitos mais simples, como escovar os dentes.

Porque o homem criou o plástico se esse tem uma vida útil muito curta, mas uma vida física tão longa? E o que fazer com todo o lixo que geramos?

A neurose tá aí. Ao escovar os dentes por 1 mês com a mesma escova, ao jogar fora eu tenho a consciência que mesmo jogando no lixo reciclável, dificilmente essa escova vai ser 100% reutilizada. No final, pode ser mesmo que ela vá parar no estomago de um dos albatrozes no Hawai.  A minha simples escovinha, em junção com as escovinhas da minha amiga de baia e da minha empresa e do meu bairro… vão destruir a vida de alguns bichos.. em algum lugar.

Tem noção da quantidade que estamos falando? Só de citar a minha escova + as escovas dos meus pais + as escovas da pessoa que senta ao meu lado + as escovas das pessoas da minha empresa + as escovas das pessoas do meu bairro…. é uma quantidade de escovas ILIMITADA. Não é possível que tudo isso seja reaproveitado… não tem como. =(

Tá, vamos sair das escovas e irmos direto para a cozinha, com suas inúmeras embalagens, os guardanapos, os filmes PVC… vamos para o meu quarto, com meus potes de creme, meus saquinhos que embalavam meus elásticos de cabelo, minha maquiagem que terminou…

É um mundo de coisas que vão para o lixo.. que não serão recicladas, que não tem como voltar para a natureza… que não vão fazer bem nenhum a mais ninguém.

Olhem para as prateleiras de um hipermercado. Vejam a quantidade… o volume… é muita coisa… é muita maldade… é mais do que a terra que temos na Terra, é mais do que os oceanos e é nocivo. Os animais, assim como nós não conseguem consumir isso, não digerem, não utilizam para nada… é lixo. Puro e simples lixo.

Os bichinhos que eu e meus sobrinhos amamos tanto pela TV, e mesmo o que não gostamos muito (cobras e lagartos e tubarões) estão morrendo por nossa culpa, por nossos hábitos mais simples. Por uma simples escova de dentes.

E sinceramente? Eu não sei o que fazer… não sei voltar para traz… voltar a uma época em que vivíamos em harmonia com os bichos… não tenho nem uma pista de como fazer isso. Isso me entristece e faz a minha segunda-feira nublada parecer mais nublada ainda.

One comment

  1. Gi, o caminho é consumir menos! Menos carne, menos roupa, menos combustível!!!! E o que você consumir, recicle! Sua escova de dente é 100% reciclável! Recomendo separar o lixo da sua casa! Vc vai ver que vai ficar menos neutórica, pois estará fazendo sua parte!

    “O que um homem faz , pode mudar o destino de toda a humanidade… mas, não se preocupe tanto com isso. Com certeza, o que você fizer pode mudar o seu destino, e isso já é uma imensa superação.”

    Beijos e adorei seu post!!!!!!

Leave a Reply

