Primeira fazenda, La Villeneuve Loubert!

Como quase todas as coisas na vida foi muito boa e foi muito ruim. Explico.

Muito boa porque conheci duas WWOOFers – voluntárias como eu – que foram uma EXCELENTE companhia!

Louise, a Suéca, que me identifiquei de primeira me mostrou TUDO que existe na Côte d’Azur. Ela tem um apê em Nice que passamos um final de semana INCRÍVEL!

Monika, a Austriaca, passou mais tempo comigo e foi uma fofa, super topa tudo e conhecemos muitos lugares bacanas apesar da nossa falta de sorte com transporte! Rs

Conheci aqui Nice, Antibes, Cagnes Sur Mer, Cannes, Cap Antibes, Monte Carlo, Eze Village, Saint Paul de Vence, entre outras praias que não vou lembrar o nome agora, mas me lembro de duas praIas MUITO boas que valem a visita: Praia Paloma e Praia Mala.

Voltando a fazenda, o dono dela, o Fabrice Leroy, é a própria descrição de uma pessoa mesquinha. Eu realmente não tinha conhecido alguém que chegasse perto do que ele consegue fazer com uma naturalidade sem limites.

A idéia do voluntariado é a troca de experiências e nós trocamos horas de trabalho duro por hospedagem e alimentação. Hospedagem na fazenda tem duas: uma caravana velha, com janelas lacradas, dentro de uma tenda de plastico que, quando venta, não dá quase pra dormir e que fica do outro lado da fazenda. A outra é, o que eu chamo, de casinha de bonecas, Quatro paredes de madeira com uma janela lacrada (por causa do frio) e uma porta. Dentro, um colchão no chão, uma mesinha de escrivaninha, uma cadeira e duas caixas de feira para armário. Sem eletricidade!!

Comida: vegetais que colhemos para vender e sobraram, doações ou trocas com outras fazendas como alho, cebola e ovos. Ele mesmo, só compra: leite, aveia (não é granola, é só a aveia mesmo) que é nosso café da manhã todos os dias.

Carne ele compra quase nunca e só pra ele. Ele tem um armarinho na cozinha que compartilhamps que são coisas “particulares” dele, lá ele tem remedios, chocolate, frutas secas, cereais. Tudo só pra ele. =/

Ou seja, quando você coloca na ponta do lapis, ele não gasta nada, recebe nosso trampo e passar a sensação que ele está fazendo um favor pra gente.

Conviver com ele é uma experiência única na vida do que não desejo pra ninguém.

Fora ele, tem o Markus, Inglês, que AMA mexer com a terra, não faz muito dinheiro, tem uma filha pequena, é divorciado e mora em uma caixinha de sapato bagunçada. É gente boa, mas é uma criançona o que faz com que a relação com ele seja sempre superficial.

Tem o Simon que é o único francês MUITO gentil e prestativo que conheci até agora. Ele é a tranquilidade em pessoa.

A Melanie, Belga, com personalidade forte que me dei super bem. Ainda mais pq ela não gosta do Fabrice então passamos bastante tempo indignadas com as coisas q ele faz. Haha 

Ah, ela esta grávida e foi um parto contar para o Fabrice pq ela achou que ele ia ser um tosco com ela, mas no final foi bem tranquilo.

Fora essas pessoas que são fixas, tem o pai do Fabrice e seu cachorro pastor. Bem na dele, quase não fala e só fala francês, o que dificultou a comunicação. O Fabian que é amigo e dono do apê do Markus, francês um pouco mais simpatico do que os outros, mas também não chega a ser gente boa. E mais alguns aí que apareceram exporadicamente.

O dia começa as 7hs da manhã pra gente – estenda que já estamos no campo essa hora – e paramos as 11h30 para fazer almoço para todo mundo apenas com saladas, legumes e frutas. Raramente um ovo ou um macarrão pra salvar! Tenso cozinhar assim, mas a Louise sabe se virar bem então aprendi bastante pratos simples e gostosos.

Depois do almoço ficavamos livres e era quando conhecíamos os lugares. Mas a Melanie me disse que eu – as meninas comigo – fomos as primeiras a não trabalhar depois do almoço. 

COMO ASSIM??? Muito justo trabalharmos 6 horas, contando  o almoço e depois descansarmos.

Enfim, escrevo isso no trem indo para a próxima fazenda, rezando MUITO para que as pessoas lá sejam um pouco mais tranquilas e que a casa seja mais organizada e limpa!

A bientôt!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: