Jordania – Petra by day and by night

Continuando o relato de viagem sobre a Jordânia.

Se você perdeu a primeira parte, não tem problema, ta aqui ó.

A estrada entre o Mar Morto e Petra demora umas 3 horas e meia mas é ESPETACULAR! Vale pedir algumas paradas para tirar fotos, os lugares que paramos são de tirar o fôlego.

On the road to Petra.

Antes de começar a contar sobre Petra, segue um pouco sobre o hostel que ficamos, o Valentine Inn em Wadi Musa – a cidade onde fica Petra.

O hostel é BEM simples, mas com camas e banheiro limpos. Staff simpático e confiável – deixamos nossas malas na recepção para irmos correndo ao Petra at Night e tudo estava no nosso quarto quando voltamos. A vista da cidade é linda e na época que fomos (Abril/14) o pôr-do-sol estava estrategicamente posicionado, dando um espetáculo a parte todo final de tarde.

IMG_9457

Pelo que pesquisamos, eles são os únicos que tem esquema de van gratuita indo e voltando da entrada de Petra de manhã e de noite em dois horários, o que é conveniente, uma vez que eles ficam bem no alto da cidade.

O jantar lá é o maior diferencial, custa 5 JD, comida à vontade e de EXCELENTE qualidade. Não se esqueça de avisar antes de sair que vai jantar lá e chegue no horário , caso contrário ficará sem comida já que lá eles não fazem nada em excesso.

Comprem água no hostel e levem pelo menos 2 litros por pessoa/dia. No hostel cada 2l de água custam 0.5 JD enquanto em Petra custam 2JD. Você terá que comprar lá de qualquer maneira porque 2 litros não serão suficientes para um dia todo de caminhada, mas vale a economia inicial. Não exploramos mercados ou café da manhã na cidade preferindo tomar no hostel mesmo. O café é simples e diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Agora sim, a musa da viagem, PETRA!

Magnifica entrada

Chegamos em Wadi Musa às 20hs e todo o nosso roteiro de viagem girou em torno do Petra at night que é um evento que acontece em Petra à noite apenas 3 vezes por semana, começa às 20h30 e custa 12 JD. Por sorte ainda pegamos a van cortesia do hostel até a entrada de Petra.

Queríamos muito ver o Petra at Night porque é a única chance de ver a tão famosa entrada a noite e a luz de velas. Ouvimos muitas pessoas dizerem que não gostaram, nós pagamos para ver e A-DO-RA-MOS!

Para chegar em Petra, você passa pelo centro turístico e desce uns bons 20 – 30 minutos a pé. Metade da caminhada é aberta e a outra metade passa por um caminho como se estivesse passando na fenda de um canion, as fotos abaixo vão descrever melhor que eu.

IMG_9224

No Petra at night o caminho todo é iluminado por velas até chegar na entrada que também está iluminada apenas por velas no chão.

Petra by Night

O cenário é uma mistura de sedução, magia e um pouco de senta-que-lá-vem-história.

Sentamos bem no meio das velas, perto de onde teve um beduíno tocando uma música típica deles -vídeo aqui, em seguida um flautista e para finalizar – e não deixar nada a desejar – um contador de histórias.

IMG_9166

Tirar os sapatos e se deixar levar torna o momento o mais mágico possível. Ao final eles servem um chá de menta a todos e voltamos apreciando todo o caminho iluminado e a fenda dos cânions que mostravam um céu estreladíssimo.

Nos sentimos realizados!

14270899151_45f0c46f3f_z

Se me perguntarem se dá para visitar Petra em um dia eu diria que sim, mas recomendaria fortemente 2 dias caso você goste de fazer longas caminhadas. Talvez com um guia, seria interessante ficar mais dias ouvindo as histórias e lendas, fazendo todas as trilhas, mas se estiver sem guia, dois dias completos são suficientes para aproveitar e se cansar de andar.

Os dois dias em Petra foram de MUITA caminhada. O caminho pelas fendas que percorremos na noite anterior e a entrada são uma história totalmente diferente à luz do dia, como se você os descobrisse novamente.

Caminho dos Canions

Atravessamos a cidade visitando todas as portas, tumbas e cavernas no caminho. Paramos para o almoço no restaurante beduíno que é mais barato do que o outro mais chique – 10JD coma a vontade –  e fizemos a longa caminhada até o monastério na outra extremidade da cidade. Trilha de 2 horas ida e volta, mas que vale muito a pena, o monastério é tão ou mais impressionante que a entrada de Petra.

Monastério

No segundo dia fizemos as seguintes trilhas: a primeira foi uma subida que nos levou a um penhasco que tem uma vista de cima da entrada da cidade – 3 horas ida e volta – imperdível! A segunda trilha levava para o lugar onde aconteciam os sacrifícios – 2 horas ida e volta – a vista de lá é bonita.

IMG_9296

Não quisemos andar à cavalo, burro ou camelo. Depois da viagem, muitos disseram que vale a pena andar à camelo mas burro jamais e cavalo só se você estiver exausto das trilhas.

Fomos embora logo depois do almoço para chegarmos a tempo do pôr-do-sol no deserto, mas isso é história para o próximo post.

Camel ride

Algumas informações MUITO úteis sobre Wadi Musa. O taxi para ir ou voltar do hotel até a entrada de Petra não deve ser mais que 3 ou 4 JD. Sabendo disso, ao pedir o taxi já deixe claro que você vai pagar 3 JD, assim você não corre o risco de pagar o dobro ou mais. Um shawarma (burrito/wrap deles) não custa mais do que 1.5 JD e o que comemos lá foi bem ruim e pagamos 3JD já que não sabíamos quanto deveria custar. Como quase nada lá eles colocam o preço na placa, você deve chegar dizendo “queremos um shawarma por 1.5, você faz?” assim as chances de pagar o preço justo serão muito maiores.😉

Espero que tenham viajado comigo para esse lugar mágico. Até o próximo post sobre as aventuras no deserto Wadi Rum.

Todas as fotos da viagem tiradas pelo incrível fotógrafo – e namorado Humberto Hirochi e você acha ainda mais aqui!

 

One comment

  1. Mas que fotos divinas!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: