Gnocchi de batata

Como-fazer-nhoque-caseiroIngredientes:

  • 2kg de batatas
  • 60g de manteiga (2 colheres de sopa cheias)
  • 5 gemas de ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • sal, salsinha, pimenta do reino e queijo ralado (opcional)

Preparo

Cozinhar toda a batata e amassar. Para cozinhar, uma forma rápida, é descasca-la, pica-la e colocar toda ela em um saco plástico com furos e 2 colheres de água no microondas por 15 minutos. Eu mesma prefiro cozinhar normalmente na panela ou no vapor.

Com as batatas cozidas e amassadas adicionar todo o resto e misturar bem. A massa deve ficar bem grudenta.

Coloque uma panela com bastante água para ferver e ao mesmo tempo comece a massa. Despeje bastante farinha em uma superfície lisa, pegue uma mão de massa com uma colher/garfo e em cima dessa farinha vá fazendo o movimento para transformar essa bolinha em uma minhoca. Com a ajuda da farinha, mas sem amassar, vai enrolando até chegar em uma minhoca de 1 ou 2 cm de diâmetro mais ou menos.

Com a água FERVENDO adicione um tablete de caldo knorr e um dente de alho com casca mesmo. Derreta o tablete mexendo. A água deve estar levemente salgada, se não tiver ainda, coloque mais um tablete.

Com a água fervendo, você começa a cortar a minhoca em pedacinhos de 1cm mais ou menos. Esse já é o seu gnocchi, então se gostar menor diminua a largura da minhoca, se gostar maior corte maior. Separe alguns pedacinhos (uns 10), coloque na escumadeira e despeje na água fervente.

O gnocchi vai afundar e em alguns segundos vai boiar. Quando ele boiar, tire imediatamente com a escumadeira e coloque em uma vasilha. Repita o processo de corte, cozimento e retirada até fazer toda a massa.

É importante que você faça o gnocchi aos poucos, assim nenhum deles fica muito cozido ou a água sobrecarregada. Na vasilha do gnocchi você pode ir jogando um fiozinho de azeite conforme eles fiquem prontos para que não grudem.

Todo o gnocchi pode ser feito bastante tempo antes de servir, até um dia antes sem problemas, pois a massa fica bom quando requentada. Inclusive pode congelar o gnocchi sem molho que fica bom depois de descongelado também.

Faça o molho de sua preferencia e sirva quente! Bom apetite!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: