Singapura e a relação com a comida

Eu acho que vou reler esse post daqui um ano e vou rir do que eu disser, porque eu acho que ainda não consigo nem ter idéia do que a comida significa as pessoas daqui, mas vou relatar minhas primeiras impressões mesmo assim.
Hoje fui convidada para uma janta com meu time para comemorar a presença de uma colega que mora na Nova Zelandia, uma visitante do escritório de Dublin, minha estréia no time e de última hora ficamos sabendo do aniversário do meu manager que é amanhã e incluímos nas comemorações. Até aí normal, estilo Dublin.

Na hora de escolher é que fica um pouco diferente. Eu to acostumada com cada um pedindo seu prato E se está dizendo que podemos pedir X, é porque X é suficiente pra uma pessoa, certo?

Já dá pra imaginar que não né! Chegaram os “pratinhos”, muitos deles… infinitos! E cada pratinho era um prato razoável. Acabou que eu pedi 5 “pratinhos” e já comecei a suar frio de imaginar que ou eu comia tudo, ou jogava fora ou no pior dos casos, levava pra casa.

Eu digo pior dos casos, porque se você já veio aqui pra Singapura + janta no estilo Facebook, sabe que não é a pegada levar pra casa.

Mas para a minha felicidade e espanto, as pessoas todas começaram a dividir a comida. Pegar um do pratinho do outro. Troca pra lá, pega pra cá e mais uma coisa… benza deus o tanto que esse povo come!

Juro, dá pra fazer uma relação do tanto que os Irlandeses bebem, é o tanto que o povo daqui come! ˆoˆ De verdade, dá gosto de ver! Não sobrou quase nada e ainda pediram sobremesa! Queria ter tirado uma foto da mesa pra mostrar!

Fora isso, algumas outras coisas que já ouvimos aqui. Dizem que as pessoas daqui tendem a fazer pelo menos 2 refeições por dia fora de casa. Faz parte da cultura e economia daqui.

O assunto de elevador daqui não é o tempo, mas sim o melhor hawker da cidade, o melhor restaurante de dumplins, de ramen, e assim vai. Pelo que percebo quase ninguém cozinha por aqui.

No primeiro dia, como eu contei, eu torci meu pé e o Hi foi sozinho fazer a primeira compra. Nossa casa temporária fica tipo nos Jardins daqui, um bairro BEM chique. O Hi foi no supermercado mais perto que tinha de casa e a compra deu 100 dólares para meia dúzia de coisas!

Logo mandei uma mensagem pra uma amiga brasileira que trabalha no Facebook e ela me disse que esse mercado Cold Storage é mais caro mesmo (nível Empório Santa Maria) e que tem mercados mais baratos (tipo um Carrefour) e que a onda aqui é fazer compras online e entregar em casa. Tem também o Mustafa!

Ah o Mustafa! 🙂

Depois de saber do Mustafa, Little India, quarteirão Árabe e Mustafa, foram os primeiros lugares que visitamos aqui! Amamos! O Hi já voltou lá pra fazer mais compras.

Como explicar o Mustafa? É o maior supermercado que eu já vi na vida! Depois de pesquisar no site, descobri que são mais de 300 mil produtos expostos em 400 MIL metros quadrados de mercado!

Pensa em muitos andares, de vários prédios interligados, com corredores muito estreitos, tudo bem simples e relativamente velho e com TUDO que você puder imaginar, comida, sapatos, roupas, eletrônicos, farmácia, papelaria, utesilhos de cozinha, cosméticos, souvenirs.

Quando eu falo comida, eu estou resumindo 3 ou 4 andares de comida entre uns 3 prédios. Uma loucura!!!!

Pra dar uma idéia, assista o quanto quiser desse vídeo:

Ah, pra terminar, almoçamos num restaurante no Litte India que chamamos de Índia para beginners já que o restaurante foi recomendado como um lugar bom e seguro (pensando em limpeza e pimenta) para comer.

Chama Banana Leaf Apolo e você come numa folha de bananeira ao invés do prato e os locais comem com as mãos. 😀 Como eu já tinha experimentado os mesmos pratos na Índia, posso dizer que a comida é bem autêntica e apimentada!

Isso é só uma primeira impressão sobre a comida daqui, mas sinto que ainda virão muitas histórias sobre esse comida que parece ser o esporte nacional junto com as compras!​

 

Leave a Reply

