[BR] Cânions Brasileiros – Aparados da Serra

Queríamos rodar o Sul do Brasil e na nossa cabeça, veríamos serra, vinho, casinhas estilo europeu e talvez praias. Não sabíamos nem em sonho que lá moravam cânions brasileiros com caminhadas, cachoeiras, rios.

Foi uma amiga que contou que uma amiga nossa tinha ido e amado. Quando falei com minha amiga, ela deu a dica mais importante de todas e eu confirmei na viagem: vá primeiro a parte de cima dos cânions (Cambará do Sul) e depois desça para a parte de baixo (Praia Grande), porque a estrada que liga as duas cidades é uma BELA descida/subida sem asfalto e com muitas pedras. Por tanto, você quer descer essa estrada (de dia) e não subir.

Os cânions ficam no Parque Nacional dos Aparados da Serra, e o parque tem vários cânions, sendo os mais famosos e acessíveis: Cânion Itambezinho e o Cânion Fortaleza. A cidade mais perto para se ficar na parte de cima é Cambará do Sul. Essa cidade é BEM pequenininha e de lá saem passeios para os cânions. Como estávamos de carro, nós fomos visitar sozinhos e foi bem tranquilo.

Os cânions são MARAVILHOSOS e as trilhas na parte de cima de todos eles é BEM tranquila, plana. Mas importante, não tem restaurantes perto nem sombra, só um deles  tem uma sede turística com banheiro e água. Por tanto, levem o almoço, água, repelente, protetor solar e boné para ficar confortável e seguros.

Outra coisa importante, os cânions, na maioria não tem nenhuma proteção nas beiradas e o vento pode ser BEM forte, então, cuidado ao chegar perto do precipício mas façam todas as trilhas marcadas no chão pois todas que fizemos foram boas e seguras!

Passamos 3 dias ao todo na parte Norte e foi suficiente para visitar os dois cânions e algumas cachoeiras.

Queríamos ter feito a trilha da parte Sul (ou parte de baixo) do cânion, mas a previsão era de muita chuva então não fizemos. Essa trilha são mais de 6 horas caminhando com um nível de dificuldade médio e tem que ser feita com guia.

Tanto Cambará, quanto Praia Grande tem muitas agências de turismo oferecendo os passeios aos cânions, mas a recomendação fica em ir sozinhos de carro nos cânions de cima e para a trilha na parte de baixo, contratar um guia em Praia Grande, já que para fazer a trilha você vai ter que obrigatoriamente descer para lá.

Hospedagem: ficamos em um airbnb MUITO simples, mas limpinho e com cozinha para fazermos nossas refeições. A cidade praticamente só tem pousadas, restaurantes e um mercadinho, mas as pousadas enchem com uma certa rapidez.

Comida: almoçamos em PFs pela cidade e ADORAMOS a comida simples e saborosa. Cozinhamos nosso café da manhã em janta em casa e ficamos a noite em casa vendo TV e jogando baralho, já que não achamos outras coisas para se fazer na cidade.

Resumão:

  1. Vão de carro ou já pesquisem tours para visitar os Cânions. Existem várias agências de tours em Cambará e em Praia Grande.
  2. Cheguem por Cambará, façam 2 dias de visitas aos Cânions com todas as trilhas. Tudo de graça.
  3. Levem comida para o almoço, água, repelente, protetor solar, boné e calçado confortável, já que não existe estrutura para turistas nos cânions.
  4. Quando terminarem os cânions a tarde, vão visitar as cachoeiras que tem próximas a Cambará. Algumas são pagas mas o valor é simbólico.
  5. Desçam para Praia Grande e façam a trilha na parte de baixo do Cânion.
  6. IMPORTANTE – é preciso guia para fazer a trilha na parte de baixo, pois são muitas horas de trilha. Procurem o guia em Praia Grande e não Cambará, pois é mais barato e você vai ter que descer para Praia Grande de qualquer jeito.

 

Leave a comment